15 Mitos e Verdades sobre cabelos!


 

 Hoje te dizem que progressiva faz mal. Amanhã?, não faz mais. Depois, falam que tintura estraga os cabelos. Daqui a pouco, você ouve que algumas tratam os fios. Em que acreditar? Por isso preparei esse post pra vocês tirarem as dúvidas.

Vocabulário
*Seborréiaé uma doença da pele que ataca o couro cabeludo, a face e algumas outras partes do corpo, especialmente as abundantes em glândulas sebáceas.Provocando eritema, descamação oleosa e prurido. Quando ataca o couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como Caspa.
*Ampola:ampolas são vitaminas muito boas e concentradas que ajudam muito os cabelos.


1. Escova progressiva prejudica o cabelo 
Verdade: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteina dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio.A Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos as mucosas, olhos e aparelhos respiratórios, mas tranquiliza: Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

2. Tinturas causam queda
Mito:
 Não. As tinturas agem apenas nos fios, não nas raizes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo).Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cuticulas que foram abertas pela amônia. Para os alergicos, existem colorações sem corante sintetico, que tem menos quantidade de amonia.

3. E proibido lavar o cabelo todo dia
Mito:
 Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborreia.O ideal é fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e, também, que cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus específicos e sem massagens excessivas, para não estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos 
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidencia de seborreia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200 Cº. 

5. E necessário usar xampu anti-residuos 
Verdade: Se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química.É aconselhável até para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação. É indicado uma vez por semana ou a cada 15 dias.

6. Cabelos descoloridos ficam mais frageis
Verdade:
 No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Alem disso, ficam mais desidratado.Faça uma hidratação apos a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras.  Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixa-los ainda mais fracos.

7. Cortar as pontinhas com frequência da força ao cabelo
Mito:
 De maneira alguma. Dependendo do corte, pode ate afetar a raiz.Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centimetro por mês, aparando as pontas ou não.

8. É bom usar ampolas de vitaminas no xampu
Mito:
 Não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas. O ideal é uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

9. É preciso fazer mascaras semanais
Em termos:
 Não e obrigatório, mas,alguns profissionais aprovam a ideia.Depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecados, sim. Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as mascaras são uma excelente alternativa.

10. Chapéus prejudicam o cabelo
Verdade:
 Usa-los com os cabelos molhados pode causar seborreia.Um alerta ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo umido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear varios problemas. Para piorar, alguns chapeus, se 

forem apertados, podem agredir as raízes.

                         


11. Alimentação influencia
Verdade:
 A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar a queda.Uma alimentação balanceada, especialmente rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, mantém os cabelos fortes e saudáveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C.Para o bom funcionamento das glândulas sebáceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.

12. Prender o cabelo estraga os fios 
Verdade: Pessoas que tem os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás. Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas,a mulher deve amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.

13. Problemas de saúde são os maiores causadores de queda 
Verdade: Anemia, alterações da tireoide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pílulas anticoncepcionais podem derrubar os fios,assim como os períodos após o parto, cirurgias, infecções ou febres altas.Outros tres inimigos: o estresse, as dietas radicais e as alterações hormonais.

14. Alongamentos estragam o cabelo 
Em termos: Muito cuidado! O melhor processo é o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintético,os problemas podem ocorrer na retirada do aplique. A cola utilizada sai com dificuldade. O cabeleireiro tem que ser muito cuidadoso. E se esse processo for mal feito, há o risco de destruir os fios verdadeiros. O alongamento bem tratado não estraga os cabelos. O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola.As mulheres devem colocar e retirar o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.

15. Água quente faz mal para os fios
Verdade:
 Ela contribui para o aumento da seborreia e pode causar queda. Agua muito quente estimula a produção das glandulas sebáceas. Mesmo no inverno, tome banho com água morna. O problema maior é associar a agua quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios. Não usar água muito quente e deixar o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possível. A consequência das altas temperaturas é a diminuição da oleosidade natural dos fios, que formam uma capa protetora.
                              

Beijooos e comentem!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comentários:

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger